domingo, 8 de novembro de 2015

Embu das Artes

Olá pessoal, tudo bem com vocês?!

Este post é extremamente especial e único, pois, trata-se da nossa despedida... (Snif)

Pois é, o Empreendedores de Rua foi um projeto universitário do curso de Fotografia da UNIP (Campus Paulista), cujo objetivo era criar um blog semanal, que informasse e cativasse as pessoas.

E conseguimos isto, então, para fechar com chave de ouro, fomos a um lugar que resumiu toda a nossa jornada. O lugar é tão incrível que poderíamos fazer o blog inteirinho lá... Esse lugar se chama Embu das Artes e realmente faz jus ao nome.

Confesso que tínhamos tantas opções que foi muito difícil escolher apenas duas entrevistas e desde já deixamos o convite à todos que não conhecem o local. Vão lá, mas logo após o pagamento, porque, sem sombra de dúvidas é local perfeito para gastar!

Nadalina, 59, "É o amor pelo artesanato, você cria, você faz e isso faz toda a diferença" (Foto: Suênia Paula)

Gente, essa é a Nadalina, 59 anos e veio do Pantanal. Ela era pescadora e fez amizade com mulheres de uma associação de ribeirinhas que utilizavam o couro dos peixes para fazer artesanato. (Pois é, eu nem sabia que peixe tinha couro o.O)

Todos os peixes são provenientes da piscicultura (cultivo de peixes para abate) e antigamente o couro era desprezado. Nessa associação as mulheres aprenderam utilizar o couro para fazer artesanato. Um belo dia Nadalina decidiu mudar-se para São Paulo e trouxe seu trabalho para Embu das Artes. 

Ela compra a matéria prima com as ribeirinhas e desenvolve os produtos em casa. São carteiras, brincos, colares, capas para celular, carteiras e por aí vai. Ela está na feira de Embu há 6 anos e realiza o artesanato com couro de peixe há 15 anos, seu trabalho vende super bem e sua localização auxilia nas vendas, pois, trata-se de um centro turístico.

Bolsas para moeda em couro de peixe. (Foto: Suênia Paula)

Mostruário de brincos em couro de peixe. (Foto: Suênia Paula)

Cliente observa os acessórios em couro de peixe. (Foto: Suênia Paula)

Te desejamos muuuuuuito sucesso viu?!

Renato, 48, "É uma tradição, não quero que acabe, vou levar até onde eu puder". (Foto: Suênia Paula)

Renato tem 48 anos, ele produz materiais em cobre. Desde os seus 10 anos ele ajudava seu pai a fabricar e vender peças em cobre. Tudo é feito à mão, com chapa e martelo. 

Ele diz que é um dom, imagina qual material irá criar, vai moldando, produzindo e cada peça é única. Além da feira de Embu aos sábados, domingos e feriados, Renato também faz por encomenda e vive somente disso. 

Seu maior medo é que a tradição não siga em frente, já tentou ensinar ao seu filho, mas ele não demonstrou muito interesse, ele ainda completa: " É uma tradição, não quero que acabe, vou levar até onde eu puder!".


Mostruário de materiais em cobre. (Foto: Suênia Paula)

Mostruário de materiais em cobre. (Foto: Suênia Paula)

Obrigada Renato!!! Felicidades e sucesso!!!

Então gente é isso! Agradecemos à todos que nos cederam as fotos e entrevistas, aos nossos familiares pelo apoio e compreensão, ao Professor Luciano que fez a proposta de criar esse blog e sempre nos incentivou, ao nosso fiel público que proporcionou quase 900 visualizações \o/ e por último e não menos importante à Deus, que mesmo com todas as dificuldades, permitiu que continuássemos a realizar o nosso trabalho com muito amor, carinho e dedicação!

Muito obrigada pessoal, vocês são demais!

Beijos e até um dia :*



Ficha Técnica:

Entrevistas: Marli Pereira
Textos: Ranielle Lima
Fotografias: Suênia Paula


Nenhum comentário:

Postar um comentário